Domingo, 7 de Fevereiro de 2010

Colômbia epicentro do novo fascismo na américa Latina

Da Colômbia continuam a vir notícias de uma tenebrosa Ditadura Fascista em que o Estado está dominado por uma máfia oligarquica narco-paramilitar. Os porta-vozes desse Estado uribista chamam de mentirosos aos organismos de Direitos Humanos, como a Human Rights Watch, que se atrevem a dizer a verdade, afirmando que o paramilitarismo promovido pelo governo fascista é o principal violador dos Direitos Humanos. E também há notícias que o Estado colombiano espiou a Human Rigths Watch, porque lhe incomodam as denúncias contra o Estado narco-paramilitar.

 

O governo de Álvaro Uribe na Colômbia está a tentar passar uma reforma no sector da saúde que significa privatizar e encarecer o já parcialmente privado sistema de saúde. A resposta dos sindicatos, movimentos sociais e forças progressistas levou a uma gigantesca mobilização popular em 14 cidades colombianas.

 

Também na Colômbia é divulgado que pelo enésimo ano consecutivo este foi o país em que mais sindicalistas se assassinaram no mundo (em 2009 foram 40). 60% dos sindicalistas que foram assassinados no mundo em 2009 são colombianos.Passo a citar a notícia:

 

"El II Encuentro Nacional de Víctimas de la Violencia Antisindical reúne a unas 150 personas convocadas por la CUT (central sindical colombiana), la Escuela Nacional Sindical (ENS), el Centro de Investigación y Educación Popular (Cinep) y la Corporación Colectivo de Abogados "José Alvear Restrepo" (Ccajar), entre otras organizaciones.

Casi la mitad de los participantes son familiares de sindicalistas víctimas de violencia antisindical, mientras que las otras concurren en representación de centrales obreras, organizaciones de defensa de los derechos humanos y algunas agencias de la ONU.
La conferencia busca avanzar en la organización de los familiares de víctimas del colectivo de sindicalistas, que desde 1986, año de creación de la CUT, ha registrado el asesinato de 2.721 de sus miembros."

 

Da região venezuelana de Zulia, fronteiriça com a Colômbia, chegam notícias de uma captura de armamento de guerra que possivelmente estaria destinado à infiltração paramilitar colombiana na Venezuela. Neste caso o exérctio venezuelano conseguiu interceptar as armas dos grupos fascistas.

 

Na Venezuela, organizações populares honraram a memória de militantes revolucionários assassinados pelas forças do "terrorismo democrático" (ou "terrorismo burguês"): a actual oposição de direita venezuelana, constituída pelos partidos burgueses do antigo regime democrático-burguês.

 

Numa notícia curiosa: uma tia kenyana do presidente Barack Obama está em risco de ser deportada dos Estados Unidos (por questões legais de imigriação). Parece que ser negro continua a ser sinónimo de oprimido mesmo qundo se é da família presidencial.

 

E o director da CIA (Central Internacional de Assassinos) a agência secreta, golpista e torturadora dos Estados Unidos afirmou que os militares ianques e esbirros da CIA têm permissão para matar cidadões estadounidenses fora do território dos EUA, se são considerados uma ameaça terrorista. Uma espécie de assassinato preventivo.

 

Outras notícias mais positivas:

 

A corrente sindical marxista venezuelana Maré Socialista realizou a sua 1ª Conferênca Nacional. Maré Socialista é uma das maiores correntes da central sindical revolucionária, União Nacional de Trabalhadores.

 

O Equador vai poupar 50 milhões de dólares num programa de substituição de lâmpadas eléctricas (amarelas por fluorescentes). O governo equatoriano também têm planos de instalar unidades de produção de energia eólica e geotérmica.

 

Fontes: Aporrea

publicado por Rojo às 15:46
link do post | comentar | favorito
|

Informação Alternativa



Subscrever feeds

Sigam-nos no Facebook

Objectivos do Blogue

1) Apoiar a Revolução Venezuelana
2) Promover o carácter socialista da revolução
3) Combater a desinformação dos meios de comunicação capitalistas

Comentários recentes

A campanha Tirem As Mãos Da Venezuela voltou a est...
nice very thanks ver isto é bastant mt bom.. esse ...
A propósito da Venezuela, tivemos de fazer um tack...
É uma vergonha...Em Évora existe um call-center qu...
Este novo look é um espetáculo!
Olá, estou a estudar Português e eu aconteceram em...
É assim dessa forma enérgica e sem papas na língua...

Pesquisar neste blog

 

Temas

todas as tags

Ligações

participar

participe neste blog

Venezuela:

Área Total - 916.445 km²
(quase 10 vezes a área de Portugal)

População - cerca de 28 milhões
(quase 3 vezes Portugal)

PIB per capita -11.388 dólares (2008)
(em Portugal é de 22000 dólares)

Inflação: 25,1% (acumulada 2009)

Taxa de Desemprego:
6,6% (acumulado 2009)
7,5% (Nov2009)
8,1% (Out2009)
8,4% (Set2009)
8% (Ago2009)
8,5% (Jul2009)


Salário Mínimo:
1200 bolívares (206 / 461 euros) - (Jan2010)
967,50 Bolívares (313 Euros) - (Dez2009)


Índice de Pobreza: 24% (55% em 2003)
Índice de Pobreza Extrema: 7% (25% em 2003)


Mortalidade Infantil: 13,7 por cada 1.000 nascimentos (em 1998 era 26)

Esperança média de vida - 74 anos (72 em 1998)