Sábado, 23 de Maio de 2009

Um saudação a todos os participaram no debate sobre a Venezuela de dia 21 de Maio

Por falta de tempo não poderei fazer um relatório do que se passou e do que se disse durante o debate que o Colectivo "Tirem as Mãos da Venezuela" Portugal organizou no Centro Social da Mouraria pelas 19 horas do dia 21 de Maio de 2009 (a passada quinta-feira). O relato do debate fica para breve.

 

Mas antes de mais nada acho que é de fundamental importância fazer alguns agradecimentos.

 

-Agradecemos ao Centro Social da Mouraria e em especial ao Grupo de Acção e Intervenção Ambiental (GAIA) que gere aquele espaço às quintas-feiras (fazendo um saboroso jantar vegetariano por apenas 2 euros - bem merecem esta publicidade), por nos terem recebido e emprestado o espaço por umas horas.

 

-Agradecemos ao Bruno (também conhecido como "Pedro Bala" no seu Blog "Radio Moscovo") pela sua valiosíssima intervenção e testemunho das suas entrevistas e experiências na Venezuela. O seu trabalho como jornalista e o seu internacionalismo militante na análise da actualidade venezuelana foram um contributo de enorme interesse para o debate.

 

Agradecemos aos companheiros/as funcionários/as da Embaixada da Venezuela em Portugal pela sua participação no debate, pelo simpático convite que nos fizeram de visitar a sua Embaixada em Lisboa e pelas suas palavras de apoio. Gracias a los compañeros/as funcionarios/as de la Embajada de Venezuela en Portugal por su participación en el debate, por el simpático convite que nos hicieron de visitar a su Embajada en Lisboa e por sus palabras de apoyo.

 

-Agradecemos a um companheiro de Almada que nos sugeriu a utilização de um espaço de uma Cooperativa almadense para futuras iniciativas nossas sobre a Venezuela Bolivariana (se quiseres contactar-nos podes fazê-lo para o e-mail tirem.as.maos.da.venezuela@gmail.com).

 

-Agradecemos aos assistentes que no início e no final do debate se dispuseram a conversar connosco dando os seus comentários sobre a situação venezuelana, agradecemos aos que no decurso do debate fizeram perguntas, comentários e a aqueles que querendo utilizar da palavra não puderam fazê-lo ou não puderam fazê-lo adequadamente por limitação de tempo nossa (da nossa responsabilidade como organização). A todos vós agradecemos o vosso interesse.

 

-Agradecemos a todos os que apenas estiveram a ouvir e marcaram presença enchendo a sala dos reis do Centro Social da Mouraria. A todos vós agradecemos a vossa disponibilidade para nos ouvir.

 

-E finalmente agradecemos a todos os membros e antigos membros do Colectivo "Tirem as Mãos da Venezuela" de Portugal, porque sem o activismo que em maior ou menor grau todos tiveram não teria sido possível chegar até aqui com este projecto de solidariedade com os Povos da América Latina.

 

-Numa última nota pedimos desculpa às pessoas que não puderam falar ou não puderam falar adequadamente por uma limitação de tempo que é da responsabilidade de falhas nossas de organização - nomeadamente minha por ter me alongado de mais na intervenção - pelo que assumimos aqui o mea culpa ou autocrítica correspondente. No próximo debate que organizarmos teremos em especial atenção este aspecto de dar tempo ao público para a troca de ideias.

 

E como demonstração de que a Venezuela revolucionária não para, há que mencionar a nacionalização de algumas indústrias de Ferro, Briquetes e Cerâmica anunciada pelo Comandante Hugo Chávez. Como sempre nos últimos anos é a grande Classe Operária venezuelana quem mais faz avançar a Revolução na direcção do Socialismo. Depois de meses de luta os operários destas empresas vão ver finalmente os seus direitos respeitados.

publicado por Rojo às 00:06
link do post | comentar | favorito
|

Informação Alternativa



Subscrever feeds

Sigam-nos no Facebook

Objectivos do Blogue

1) Apoiar a Revolução Venezuelana
2) Promover o carácter socialista da revolução
3) Combater a desinformação dos meios de comunicação capitalistas

Comentários recentes

A campanha Tirem As Mãos Da Venezuela voltou a est...
nice very thanks ver isto é bastant mt bom.. esse ...
A propósito da Venezuela, tivemos de fazer um tack...
É uma vergonha...Em Évora existe um call-center qu...
Este novo look é um espetáculo!
Olá, estou a estudar Português e eu aconteceram em...
É assim dessa forma enérgica e sem papas na língua...

Pesquisar neste blog

 

Temas

todas as tags

Ligações

participar

participe neste blog

Venezuela:

Área Total - 916.445 km²
(quase 10 vezes a área de Portugal)

População - cerca de 28 milhões
(quase 3 vezes Portugal)

PIB per capita -11.388 dólares (2008)
(em Portugal é de 22000 dólares)

Inflação: 25,1% (acumulada 2009)

Taxa de Desemprego:
6,6% (acumulado 2009)
7,5% (Nov2009)
8,1% (Out2009)
8,4% (Set2009)
8% (Ago2009)
8,5% (Jul2009)


Salário Mínimo:
1200 bolívares (206 / 461 euros) - (Jan2010)
967,50 Bolívares (313 Euros) - (Dez2009)


Índice de Pobreza: 24% (55% em 2003)
Índice de Pobreza Extrema: 7% (25% em 2003)


Mortalidade Infantil: 13,7 por cada 1.000 nascimentos (em 1998 era 26)

Esperança média de vida - 74 anos (72 em 1998)