Quinta-feira, 4 de Junho de 2009

O governo de Salvador da Bahia (Brasil) aproveitará programa alfabetizador da Venezuela

São Salvador da Bahia

 

25 de Maio de 2009
Salvador de Baía, Brasil - O governo regional do estado brasileiro da Bahia aspira, num prazo que chegaria até 2010, a alfabetizar com a "Missão Robinson" (programa social venezuelano-cubano) um milhão de pessoas que não sabem ler nem escrever.

O secretário de Educação do estado da Bahia, Adeum Sauer, explicou que actualmente na Bahia vivem dois milhões de pessoas sem saber ler nem escrever e disse que uma primeira fase deste acordo contemplaria a alfabetização de 50 por cento das pessoas que sofrem desta limitação.

Sauer disse que a concretização deste projecto entre Caracas e São Salvador da Bahia irá derivar da assinatura de uma carta de intenções que a cidade brasileira tem em mente subscrever com Venezuela, no contexto da VII reunião trimestral entre os presidentes Chávez e Lula da Silva.

Esta meta, assinalou o representante brasileiro, será traçada antes que culmine o ano de 2009. No entanto, o secretário da Educação baiano reiterou que o plano tem previsto alfabetizar a um milhão de pessoas até finais de 2010, isto é, 50% dos cidadãos analfabetos.

Sauer considerou que a Venezuela e o Brasil se encontram no seu melhor momento para levar adiante planos como este. “Encontramos-nos num momento muito importante na integração com a Venezuela”, argumentou, ao mesmo tempo em que sublinhou: “É importante este intercâmbio (…). É importante o que possamos trocar na educação básica, superior e especificamente no programa de alfabetização”.

“Queremos fazer uma cooperação com a Venezuela através deste programa para acelerar o nosso programa de alfabetização. Temos uma meta de reduzir em um milhão o número de analfabetos, o que ainda é muito, temos uma população de 14 milhões de habitantes, mais ou menos a metade da Venezuela, mas temos dois milhões de analfabetos”, descreveu.

Esta realidade segundo afirmou “no Século XXI, com tanta tecnologia não se concebe. Graças à cooperação com a Venezuela poderemos acelerar ainda mais a resolução deste flagelo”.

A Missão Robinson, teve como finalidade eliminar o analfabetismo em jovens e adultos de toda a Venezuela. Promove a capacidade de leitura em cada um dos beneficiados.

Esta missão está inspirada nos princípios da equidade, igualdade de género, bem como no respeito a todas as correntes de pensamento. A finalidade é desenvolver o potencial criativo da cada ser humano e o pleno exercício da sua personalidade numa sociedade democrática.

Este programa está destinado a homens e mulheres maiores de 15 anos que não sabem ler nem escrever. Na Venezuela é dirigido a todos os venezuelanos e venezuelanas sem distinção de religião, étnia ou cor política. Tem portanto como objectivo ajudar cidadãos que desejam atingir maiores níveis de qualidade de vida. Esta missão incorporou além disso a população rural, urbana, indígena e penitenciária.

O método cubano "Eu sim posso" (Yo Sí Puedo em espanhol, que está na base da Missão Robinson), permitiu que homens e mulheres, analfabetos e analfabetas aprendessem a ler e escrever. Foi desenvolvido como uma estratégia de aprendizagem inovadora, que parte do conhecido ao desconhecido. O suporte essencial no ensino da leitura e da escrita são os meios audiovisuais (televisor, VHS e aulas por video).

A Missão Robinson alfabetizou 3 milhões e 5 mil pessoas entre os anos 2003 e 2007 na Venezuela, depois da qual este país recebeu, por parte da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a certificação de território livre de analfabetismo, uma conquista que só tinha atingido Cuba anteriormente, em toda América Latina.

 

Fonte: Aporrea

Temas:
publicado por Rojo às 11:11
link do post | comentar | favorito
|

Informação Alternativa



Subscrever feeds

Sigam-nos no Facebook

Objectivos do Blogue

1) Apoiar a Revolução Venezuelana
2) Promover o carácter socialista da revolução
3) Combater a desinformação dos meios de comunicação capitalistas

Comentários recentes

A campanha Tirem As Mãos Da Venezuela voltou a est...
nice very thanks ver isto é bastant mt bom.. esse ...
A propósito da Venezuela, tivemos de fazer um tack...
É uma vergonha...Em Évora existe um call-center qu...
Este novo look é um espetáculo!
Olá, estou a estudar Português e eu aconteceram em...
É assim dessa forma enérgica e sem papas na língua...

Pesquisar neste blog

 

Temas

todas as tags

Ligações

participar

participe neste blog

Venezuela:

Área Total - 916.445 km²
(quase 10 vezes a área de Portugal)

População - cerca de 28 milhões
(quase 3 vezes Portugal)

PIB per capita -11.388 dólares (2008)
(em Portugal é de 22000 dólares)

Inflação: 25,1% (acumulada 2009)

Taxa de Desemprego:
6,6% (acumulado 2009)
7,5% (Nov2009)
8,1% (Out2009)
8,4% (Set2009)
8% (Ago2009)
8,5% (Jul2009)


Salário Mínimo:
1200 bolívares (206 / 461 euros) - (Jan2010)
967,50 Bolívares (313 Euros) - (Dez2009)


Índice de Pobreza: 24% (55% em 2003)
Índice de Pobreza Extrema: 7% (25% em 2003)


Mortalidade Infantil: 13,7 por cada 1.000 nascimentos (em 1998 era 26)

Esperança média de vida - 74 anos (72 em 1998)