Segunda-feira, 29 de Junho de 2009

Apelo a todos os blogues! Solidariedade com o povo hondurenho!

Nota: A seguir reproduzimos um comunicado dos camaradas do Blog Radio Moscovo, que subscrevemos totalmente. Além disso publicamos outras declarações de solidariedade com o Povo Hondurenho, dos camaradas do Círculo de Revolucionários Livres.

Pedimos a todos os blogues que se unam à solidariedade com o povo hondurenho e que ajudem a romper o bloqueio informativo sobre o que se passa naquele país. Publiquemos este comunicado e divulguemo-lo entre os blogues amigos. Alerta que caminha a espada de Bolívar pela América Latina!

Este blogue condena o golpe de Estado nas Honduras e solidariza-se com o povo hondurenho e com o legitimo presidente Manuel Zelaya. Nesta madrugada, um grupo de militares golpistas invadiu a Casa Presidencial e sequestraram o presidente daquele país. A ministra hondurenha dos Negócios Estrangeiros e os embaixadores de Cuba, da Venezuela e da Nicarágua foram sequestrados à margem da convenção internacional que protege e dá imunidade aos diplomatas. Os militares ocuparam as ruas e avenidas das Honduras. Ocuparam os meios de comunicação social e cortaram a distribuição de electricidade.

 

Esta foi a resposta da oligarquia à vontade do governo de convocar uma consulta popular para abrir uma Assembleia Constituinte que tomasse o povo hondurenho como protagonista da sua própria história. Manuel Zelaya pagou o preço de ter decidido seguir o caminho de uma verdadeira democracia. O golpe de Estado é tão ilegítimo que a Organização dos Estados Americanos e a União Europeia já condenaram aquela acção. Manuel Zelaya foi eleito pelo povo hondurenho em 2005 e o seu mandato termina no próximo ano.

 

Todos recordamos o golpe de Estado contra Salvador Allende e o povo chileno. Os militares liderados por Pinochet e pela CIA afogaram o Chile em sangue. Todos recordamos o golpe de Estado executado pela oligarquia venezuelana com o apoio do imperialismo contra Hugo Chávez e o processo bolivariano. Foi derrotado pela acção do povo venezuelano. E esse exemplo ecoou por todos os países da América Latina que nestes últimos dez anos decidiram segui-lo.

 

Portanto:

 

1. Exigimos o respeito pelo mandato do presidente Manuel Zelaya

 

2. Respeito pela vida e liberdade do governo, de todos os seus apoiantes e dos diplomatas

 

3. Respeito pela decisão de abrir um processo de consulta popular para constituir um referendo para constituir uma Assembleia Constituinte

 

4. Um apelo a que os militares estejam do lado do povo, do governo por ele eleito e não do lado da oligarquia e do imperialismo

 

5. Um apelo à unidade latino-americana em torno de processos democráticas que tenham os povos no centro do poder

 

6. Que o governo português condene de forma clara o golpe de Estado

 

7. Que a comunicação social portuguesa apresente as informações sobre os acontecimentos nas Honduras de uma forma objectiva

 

---------------------------------

 

Comunicado do CRL – Solidariedade Pan-Latinista com Honduras

 

O Círculo de Revolucionários Livres vem deste modo manifestar o seu repúdio para com o golpe de Estado levado a cabo na República das Honduras neste Domingo, 28 de Junho, contra um governo democraticamente eleito.

 

Acreditamos que este golpe e a subsequente falsificação da declaração de renúncia do presidente Manuel Zelaya são um mau prenúncio e de um possível balão de ensaio de uma nova política de bastidores levada a cabo pelas mesmas forças ocultas que sempre impulsionaram golpes de Estado na América do Sul: leia-se os serviços secretos imperialistas dos Estados Unidos da América, certamente ainda não disciplinados por Obama…

 

Manifestamos também a nossa clara apreensão para com o facto de o golpe de Estado não ter afectado somente o governo de Manuel Zelaya mas também os representantes diplomáticos da Venezuela, de Cuba e da Nicarágua, que além de sequestrados foram agredidos, um acto claro de hostilidade para com representantes oficiais de países terceiros.

 

O Círculo de Revolucionários Livres, associação que desde a sua fundação tem demonstrado a sua solidariedade para com a República Bolivariana da Venezuela, estende a sua solidariedade ao povo das Honduras, e ao seu mandatário Manuel Zelaya, nação irmã da Venezuela e parte do grande espaço Pan-Latino que é também nosso.

 

Círculo de Revolucionários Livres
Lisboa, 28 de Junho de 2009

publicado por Rojo às 01:17
link do post | comentar | favorito
|

Informação Alternativa



Subscrever feeds

Sigam-nos no Facebook

Objectivos do Blogue

1) Apoiar a Revolução Venezuelana
2) Promover o carácter socialista da revolução
3) Combater a desinformação dos meios de comunicação capitalistas

Comentários recentes

A campanha Tirem As Mãos Da Venezuela voltou a est...
nice very thanks ver isto é bastant mt bom.. esse ...
A propósito da Venezuela, tivemos de fazer um tack...
É uma vergonha...Em Évora existe um call-center qu...
Este novo look é um espetáculo!
Olá, estou a estudar Português e eu aconteceram em...
É assim dessa forma enérgica e sem papas na língua...

Pesquisar neste blog

 

Temas

todas as tags

Ligações

participar

participe neste blog

Venezuela:

Área Total - 916.445 km²
(quase 10 vezes a área de Portugal)

População - cerca de 28 milhões
(quase 3 vezes Portugal)

PIB per capita -11.388 dólares (2008)
(em Portugal é de 22000 dólares)

Inflação: 25,1% (acumulada 2009)

Taxa de Desemprego:
6,6% (acumulado 2009)
7,5% (Nov2009)
8,1% (Out2009)
8,4% (Set2009)
8% (Ago2009)
8,5% (Jul2009)


Salário Mínimo:
1200 bolívares (206 / 461 euros) - (Jan2010)
967,50 Bolívares (313 Euros) - (Dez2009)


Índice de Pobreza: 24% (55% em 2003)
Índice de Pobreza Extrema: 7% (25% em 2003)


Mortalidade Infantil: 13,7 por cada 1.000 nascimentos (em 1998 era 26)

Esperança média de vida - 74 anos (72 em 1998)