Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009

Reacções à Vitória Popular do Sim no Referendo

As reacções à Vitória do Sim, uma clara Vitória de Chávez contra o Imperialismo e a Oligarquia local, foram positivas entre a esquerda tal como se esperava. Vamos destacar algumas delas, com especial destaque para a esquerda portuguesa.

 

Do Sítio Resistir.info:

 

VENEZUELA: UMA VITÓRIA DE TODOS OS POVOS

 Os 54,36% dos venezuelanos que votaram "sim" no referendo de domingo deram o seu apoio à Revolução Bolivariana e ao Socialismo. Foi uma pesada derrota da reacção interna manipulada pela embaixada dos EUA. Esta votação histórica constitui uma bela vitória para todos os povos do mundo. Ela mostra a verdadeira saída para a crise que hoje devasta o apodrecido modo de produção e de distribuição capitalista. Mais informação em

http://www.abn.info.ve/.

 

Do Sítio ODiario.info:

 

Reeleições boas e más (por Atílio Boron, académico argentino)

(...) Porém, mais interessante é o significativo ( e cúmplice) silêncio de Washington perante a dilatada permanência no poder de uma série de mandatários amigos, aliados incondicionais do império: no Egipto, o actual presidente Mohamed Hosni Mubarak exerce o cargo desde Outubro de 1981, o que não obsta a receba toda a espécie de elogios pela «estabilidade política» conseguida nesse país e os generosos apoios financeiros e militares por parte da Casa Branca, Total: 28 anos ininterruptos no governo. (...)

 

Do Portal Informação Alternativa:

 

Vários artigos já citados aqui, como o de Emir Sader (intelectual brasileiro) e o de Pascual Serrano (jornalista espanhol) fizeram uma excelente cobertura do IA ao Referendo na Venezuela e serviram para desmascarar a propaganda anti-Chávez da direita.

 

Do Jornal Avante do PCP:

 

Vitória do Sim (por Pedro Campos)

Às 21h35 da noite de 15 de Fevereiro, pouco mais de três horas após o encerramento das mesas de votação – a Venezuela tem o sistema eleitoral mais avançado da região, segundo o presidente do Conselho de Peritos Eleitorais Latino-americanos –, a máxima autoridade eleitoral informou aquilo que toda a Venezuela, a América Latina e boa parte do mundo esperavam. (continuar a ler)

 

Do Portal Esquerda.net do Bloco de Esquerda:

 

Destaque para Crónicas da Venezuela (de Francisco Furtado e José Sousa)

É sabido que devido existência de correntes a favor, contra e as que se auto-intitulam "neutrais", o Portal Esquerda.net adopta esta última posição de "neutral", posição com a qual discordo como apoiante da Revolução, mas que sempre é melhor que a gritaria anti-Chávez dos média burgueses. A primeira reacção à Vitória Poppular do Sim foi o com o habitual tom morno da "neutralidade" aqui. Mas depois surgiram um artigo criticando o euro-deputado Luis Herrero e o nosso companheiro Francisco publicou a segunda parte das suas crónicas radiofónicas que explicam bem o sucesso eleitoral de Chávez - que podem ser ouvidas fazendo download em MP3 ou WMA.  As primeiras crónicas estão aqui. De notar é também o silêncio da corrente mais anti-Chávez do BE, os Ruptura/FER. Faltam argumentos aos ultra-esquerdistas que insistem em chamar a Chávez de "Ditador" (Chávez ganhou 14 de 15 votações eleitorais nos últimos 10 anos).

 

Do Escritor Nobel e Militante Comunista, José Saramago (UOL notícias):

Saramago diz para Chávez ficar "atento com o poder" (16/02/2009)

Bogotá, 16 fev (EFE).- O português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura em 1988, parabenizou hoje o presidente venezuelano, Hugo Chávez, pela vitória no referendo do domingo passado, mas disse que é preciso ficar "atento com o poder".

"O poder tem seus riscos e a possibilidade de um Governo longo pode fazer com que se constitua uma casta do poder que perde comunicação com o povo", disse Saramago em entrevista à "Rádio Cadena Nacional" (RCN) da Colômbia.

Apesar de admitir que não tem informação suficiente sobre a Venezuela, o romancista afirmou que "diria ao presidente Chávez que é preciso ficar atento com o poder, porque ele deve ser usado para a melhoria das condições sociais do povo venezuelano".

Saramago disse não acreditar que "o poder subirá à cabeça de Chávez, mas ele deve se lembrar de que não está sozinho à frente da política da Venezuela; tem seus colaboradores, ministros e assessores".

 

Da Banda de Rock/Ska anarquista e espanhola, Ska-p:

 

Uh!! Ah!!! CHÁVEZ NO SE VA (por Ska-p)

Nota: Reproduzo na íntegra pelo significativo que é um colectivo anarquista espanhol apoiar a Revolução Bolivariana e porque é uma bela síntese das reacções das esquerdas a mais esta Vitória de Chávez e do Socialismo na Venezuela.

enmiendapeke.jpg

Bom, pois parece que o povo Venezuelano deseja que a Revolução Bolivariana continue, a maioria está com Chávez pois já sabemos tod@s que poderá voltar a apresentar-se nas próximas eleições, a esta altura já a ninguém deve surpreender que Ska-p esteja com a Revolução e sim, estamos muito contentes com o resultado de estas eleições.

Senhor@s revolucionári@s, toda a gente das esquerdas do mundo estão espectantes do que ocorra lá, sabemos que a balança da justiça começa a equilibrar-se pouco a pouco, que o povo é o protagonista de este processo revolucionário e toma o poder, estão a demostrar que o sistema neo-liberal só funciona com injustiça social, guerras, abuso de poder e uma má re-distribuição dos recursos que este planeta nos oferece.
A grande maioria dos Europeus estão enganados pelos meios de comunicacição que distorcem a verdade para benefício dos seus donos e senhores, Ska-p continuará cantando de palco em palco "EL LIBERTADOR", e mostrando ao mundo, na medida das nossas posibilidades as conquistas de esta bonita Revolução.

Sim, já sei que muitos de vocês todavia estranhais: Como é possível que apoiemos uma Revolução Socialista, sendo "simpatizantes anarquistas"?. Chic@s, olhai a mudança que se tem dado na Venezuela no que toca à população mais desfavorecida, o crescimento é contínuo, ano após ano e em todos os sentidos, económicos, sociais, culturais.... Não é perfeito, mas alguém move um dedo pelos esfaimados, os analfabetos, pela população indígena tão maltratada ao largo da historia, pela equidade da mulher, pelos idosos, pelas crianças. As "Missões" (bolivarianas, programas sociais - Nota do Tradutor) estão funcionando perfeitamente, como bem dizem os analistas da CEPAL, a Venezuela está experimentando um crescimento muito importante.
http://www.youtube.com/watch?v=oaktiQD9aao
Quanto mais nos aprofundarmos nesta Revolução mais acreditamos que este é o caminho correcto, ou pelo menos é o começo de algo muito importante.
enmiendagrande.jpg

ADELANTE COMANDANTE, PONTE AL FRENTE CON HONESTIDAD, COMIENZA A AMANECER EN LATINOAMÉRICA ...

 

Video de Ska-p: "EL LIBERTADOR"

publicado por Rojo às 16:55
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Mugabe a 19 de Fevereiro de 2009 às 20:20
Camaradas...! grande blog, parabens! grande vitória de Chavez, dando prosseguimento à revolução bolivariana de libertação nacional e dando perspectivas de alargamento do socialismo na AL.

Abraço!
De Rojo a 20 de Fevereiro de 2009 às 11:53
Obrigado camarada. E para o mês que vem vamos nós à luta contra o governo Sócretino, na grande manifestação nacional da CGTP de 13 de Março.

Como dizia o Marx há que unir os proletários de todo o mundo, é para isso que cá estamos na luta.

Comentar post

Informação Alternativa



Subscrever feeds

Sigam-nos no Facebook

Objectivos do Blogue

1) Apoiar a Revolução Venezuelana
2) Promover o carácter socialista da revolução
3) Combater a desinformação dos meios de comunicação capitalistas

Comentários recentes

A campanha Tirem As Mãos Da Venezuela voltou a est...
nice very thanks ver isto é bastant mt bom.. esse ...
A propósito da Venezuela, tivemos de fazer um tack...
É uma vergonha...Em Évora existe um call-center qu...
Este novo look é um espetáculo!
Olá, estou a estudar Português e eu aconteceram em...
É assim dessa forma enérgica e sem papas na língua...

Pesquisar neste blog

 

Temas

todas as tags

Ligações

participar

participe neste blog

Venezuela:

Área Total - 916.445 km²
(quase 10 vezes a área de Portugal)

População - cerca de 28 milhões
(quase 3 vezes Portugal)

PIB per capita -11.388 dólares (2008)
(em Portugal é de 22000 dólares)

Inflação: 25,1% (acumulada 2009)

Taxa de Desemprego:
6,6% (acumulado 2009)
7,5% (Nov2009)
8,1% (Out2009)
8,4% (Set2009)
8% (Ago2009)
8,5% (Jul2009)


Salário Mínimo:
1200 bolívares (206 / 461 euros) - (Jan2010)
967,50 Bolívares (313 Euros) - (Dez2009)


Índice de Pobreza: 24% (55% em 2003)
Índice de Pobreza Extrema: 7% (25% em 2003)


Mortalidade Infantil: 13,7 por cada 1.000 nascimentos (em 1998 era 26)

Esperança média de vida - 74 anos (72 em 1998)