No seu programa televisivo semanal “Alô Presidente”, o Presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou a criação de uma nova missão social, chamada “Niño Jesus” (Menino Jesus), que entrará em funcionamento no dia 23 de Dezembro.
A Missão Menino Jesus será um projecto social e de cuidados pré e pós-natais para mães e filhos, com o objectivo de garantir um nascimento digno.
Actualmente na Venezuela, as mulheres têm de esperar em corredores de hospital antes de darem à luz, e nalgumas regiões não conseguem lugar em hospitais.
“Uma grávida é algo de sagrado. Ela não pode andar por aí em trabalho de parto, sem saber onde vai dar à luz,” disse Chávez.
O governo de Chávez criou mais de 25 missões desde 2004. Estes programas sociais aumentaram drasticamente a disponibilidade aos pobres do país de cuidados de saúde, educação e estímulos económicos.
A Missão Menino Jesus, que o Presidente Chávez denominou de "sagrada", apresenta 15 objetivos fundamentais:
1 - Aumentar a educação para a súde materno-infantil com participação comunitária.
2 - Identificar os riscos maternos pre-concepcionais e estabelecer conductas que os revertam ou minorem.
3 - Elevar a qualidade da assistência pré-natal e perinatal garantindo a adequada qualificação de recursos humanos, de acordo com as necessidades da missão e do programa, para além de criar as estructuras funcionais necessárias para isso.
4 - Promover um adequado estado nutricional da mulher em idade fértil em especial a gestante e a criança.
5 - Reduzir a mortalidade materna directa e indirecta.
6 - Reduzir a mortalidade perinatal com ênfase na sua componente neonatal.
7 - Aumentar a amamentaçã materna.
8 - Melhorar o seguimento da criança até aos 5 anos de idade desenvolvendo acções de promoção e prevenção da saúde e detecção precoce dos desvios da normalidade.
9 - Aumentar a qualidade da assistência às crianças e adolescentes doentes, para além de promover uma adequada e oportuna reabilitação.
10 - Conseguir níveis adequados de imunização materna e infantil com extensão à adolescência.
11 - Reduzir a mortalidade em crianças menores de 5 anos.
12 - Desenvolver um sistema de informação estatística de saúde que responda às exigências do programa.
13 - Estabelecer os sistemas de controlo que garantam o cumprimento e avaliação do programa, assim como a sua vigilância epidemiológica.
14 - Fortalecer a actividade docente dirigida à formação e capacitação dos recursos humanos envolvidos no programa de assistência materno-infantil.
15 - Promover o desenvolvimento das investigações em saúde na área materno-infantil com o devido respeito aos costumes, culturas e religiões das populações envolvidas.
Estes 15 objetivos englobam um grande objectivo principal, que é a assistência primordial e preventiva à mulher grávida, pontos que se irão desenvolvendo e aperfeiçoando à medida que a missão avance com a ajuda dos organismos correspondentes e da própria comunidade.
Retirado de vtv.gob.ve .
P.S. - A taxa de mortalidade materna, em 2007, era de 57 por cada 100 mil nados-vivos, e pretende-se com esta Missão que seja reduzida para menos de 40 até 2015.
Pretentde-se baixar também a taxa de mortalidade infantil de 14 por cada 1000 nados-vivos para 11 até 2015.
Informação
Agência Bolivariana de Notícias
Solidariedade Internacional
Tirem as Mãos da Venezuela (Brasil)
Manos Fuera de Venezuela (Espanha)
Pas Touche Au Venezuela (França)
Giù Le Mani Dal Venezuela (Itália)
Pas Touche Au Venezuela (Bélgica)
Häende weg von Venezuela (Suíça)
Hände weg von Venezuela (Alemanha)
Handut Irti Venezuelasta (Finlândia)
Hands off Venezuela Sverige (Suécia)
Manos Fuera de Venezuela (Argentina)
Manos Fuera de Venezuela (México)