As conquistas da Revolução Bolivariana e do seu projecto Socialista do Século XXI
O Governo de Hugo Chávez na Venezuela criou as chamadas “Missões Bolivarianas” a partir do ano 2003, para desenvolver estruturas paralelas ao Estado e os seus Ministérios, como executores de programas sociais. A razão para desenvolver programas sociais desta maneira é devida à pouca fiabilidade das estruturas estatais venezuelanas e para possibilitar uma maior participação à população venezuelana, que se envolve nas Missões através de movimentos sociais e comités criados para o efeito. As primeiras Missões a obter resultados notáveis foram as educativas, destinadas a permitir o acesso à educação a mais pessoas incluindo os que previamente tinham abandonado os estudos.
http://es.wikipedia.org/wiki/Misiones_bolivarianas
1.1. Missão Robinson 1
A Missão Robinson (a designação deve-se ao pseudónimo de um dos fundadores da Venezuela independente) é a missão de alfabetização venezuelana que graduou mais 1,6 milhões de venezuelanos como alfabetizados. Esta missão foi elogiada e observada pela UNESCO (organismo para a educação e cultura da Organização das Nações Unidas).
http://www.rnv.gov.ve/noticias/?act=ST&f=20&t=39411
1.2. Missão Robinson 2
A Missão Robinson 2 é dedicada a graduar venezuelanos em Educação Primária (semelhante à nossa 4ª classe) completando a missão alfabetizadora do mesmo nome, por isso é especialmente utilizada por aqueles que se tinham alfabetizado na Missão Robinson 1.
1.3. Missão Ribas
A Missão Ribas gradua venezuelanos no Ensino Secundário (semelhante ao nosso 12º ano). O nome Ribas alude a um herói da independência venezuelana.
1.4. Missão Sucre
A Missão Sucre gradua venezuelanos no Ensino Superior, portanto dá acesso a licenciaturas. Sucre é um dos personagens da independência venezuelana e um braço direito do pai da independência Simon Bolívar.
1.5. Missão Che Guevara
A Missão Che Guevara (com o nome do famoso guerrilheiro) é especialmente dedicada a formar venezuelanos profissionalmente para que estes depois formem grupos que formarão cooperativas, com acesso a microcrédito com um juro muito favorável, com o objectivo de combater o desemprego na Venezuela.
http://www.misioncheguevara.gob.ve/contenido.php?id=219
1.6. Missão Cultura
A Missão Cultura é especialmente dedicada a promover a cultura de raízes venezuelanas, formando artistas e apoiando grupos culturais para o efeito.
http://db.paginasamarillascantv.com.ve/guiadetalle.jsp?id=165132&pSum=34&pCat=15
1.7. Resultados
Os resultados destas missões estão à vista nos gráficos seguintes (informações de fontes governamentais da Venezuela e também da UNESCO). Num país de cerca de 26 milhões de habitantes, quase 5 milhões de venezuelanos aproveitaram as missões educativas gratuitas e especialmente pensadas para pessoas carenciadas - que se acrescentam ao sistema de ensino público já existente e ao privado – para se formar em algum nível educativo e de formação profissional.
Figura 1 - 3.461.992 venezuelanos formaram-se em missões educativas (dados de 2008)
À uns anos por exemplo, li uma notícia da imprensa venezuelana, que dizia que metade da população venezuelana estava a estudar naquele momento em algum nível educativo.
Figura 2 - 1.432.7368 venezuelanos estão a estudar em missões educativas (dados de 2008)
É preciso ter em mente que todas estas missões educativas são acrescentos às escolas, universidades e institutos de formação públicos já existentes, ou seja, trata-se de alunos e formandos adicionais. Para explicar isto melhor chamo a atenção para os gráficos que se seguem que mostram o crescimento de estudantes universitários na Venezuela.
Figura 3 - Existem mais 1,4 milhões de estudantes universitários Ensino Superior do que antes da eleição de Chávez (dados de 2008)
Figura 4 – Crescimento do número de licenciados anuais na Venezuela (dados de 2008)
Figura 5 - Crescimento de estudantes universitários por cada mil habitantes na Venezuela (dados de 2009)
Na educção primária (na Venezuela utiliza-se o termo “educação básica”) a taxa de escolaridade tem excedido desde a chegada ao poder de Chávez os 100% devido à inclusão de pessoas mais velhas no sistema de ensino por via do programa de alfabetização (a alfabetização é um primeiro passo para a conclusão da 4ª classe, ou seja, do ensino primário).
Figura 6 - Crescimento de estudantes do ensino primário na Venezuela (dados de 2009)
Com o desenvolvimento do Programa de Alimentação Escolar, ver figura abaixo, cresceram muito o número de cantinas escolares, todas elas com alimentação gratuita.
Figura 7 - Crescimento do Programa de Alimentação Escolar (PAE) para o ensino primário (dados de 2009)
Também cresceu muito o número de cresces públicas como se pode ver pelo aumento da taxa de escolaridade pre-escolar das crianças venezuelanas, como se assinala no gráfico abaixo.
Figura 8 - Taxa de educação pre-escolar (dados de 2009)
Figura 9 - A Venezuela é o quinto país do mundo com mais estudantes universitários por cada mil habitantes segundo a UNESCO (dados de 2009)
Informação
Agência Bolivariana de Notícias
Solidariedade Internacional
Tirem as Mãos da Venezuela (Brasil)
Manos Fuera de Venezuela (Espanha)
Pas Touche Au Venezuela (França)
Giù Le Mani Dal Venezuela (Itália)
Pas Touche Au Venezuela (Bélgica)
Häende weg von Venezuela (Suíça)
Hände weg von Venezuela (Alemanha)
Handut Irti Venezuelasta (Finlândia)
Hands off Venezuela Sverige (Suécia)
Manos Fuera de Venezuela (Argentina)
Manos Fuera de Venezuela (México)